Sistemas de Rega

rega-campo-futebol

Um sistema de rega tem por objetivo o fornecimento controlado de água para as plantas em quantidade suficiente e no momento certo, assegurando a sua produtividade e sobrevivência sendo por isso um bem essencial.

Os principais componentes de um sistema de rega moderno são:

  • Sistema de Bombagem
  • Tubagem
  • Aspersores, pulverizadores, jactos, bicos.
  • Programadores
  • Electroválvulas

Tipos de Rega

Existem essencialmente dois tipos de rega:

Rega por aspersão – A água é distribuída no solo sob a forma de chuva - elevada exigência de pressão e caudal - utilização de aspersores e pulverizadores.

Rega por gota a gota – A água é distribuída por gotejamento em pontos do solo - menor exigência de caudal e pressão - utilização de gotejadores;

Aspersores e Pulverizadores

Os emissores de água num sistema de rega são designados por aspersores ou pulverizadores. Os emissores estáticos de cabeça são designados por pulverizadores. Os emissores rotativos em torno do eixo vertical são designados por aspersores.

Pressão e Caudal Típicos de Um Aspersor

Os aspersores tem tipicamente uma pressão ideal de serviço 3.5 bar, no entanto a partir de 1.5 bar já podemos considerar que grande partes dos aspersores já irá funcionar, como por exemplo aspersores de batente.

O caudal típico de um aspersor para um cálculo expedito das necessidades de caudal é de 700 L/h - 0.7m³/h por aspersor.

O alcance (ou raio) varia entre, 5 m e 25 m (valores em função da pressão e do modelo, indicados nas tabelas dos fabricantes).

Gotejadores

Os gotejadores são emissores que distribuem a água sob a forma de gota a gota, funcionando a baixa pressão, sendo que funcionam com pressões inferioes a 1.0 bar. O caudal é reduzido não ultrapassando tipicamente os 12 L/h.

Os gotejadores são aconselhados para regarem caldeiras das árvores, floreiras, pequenos canteiros ou pequenas superfícies, sendo a implantação feita por planta, estão tipicamente montados em tubos de polietileno de 16 mm de diâmetro, com espaçamento constante.

filtro-rega-cepex-lf

filtro-rega-cepex-lf

Filtros

No início do abastecimento de água a um sistema de rega é necessário implementar filtros, para que o lixo que a água para rega possa conter ficar retido e não entupir os aspersores.

Programadores de Rega

Para uma gestão eficiente dos tempos de rega e da água quantidade de água disponível para regar é necessário dividir em zonas as rega em sectores. A existência de diferentes emissores ou tipos de rega, também origina a criação de sectores, devido a tempos de rega diferentes. O controlo da rega da sectores faz-se através de electroválvulas e um programador que as controla.

A escolha do programador depende de:

  • N.º de electroválvulas (sectores);
  • Se é para uso exterior ou interior;
  • Quantas regas por dia se pretendem fazer.

Electroválvulas

As electroválvulas usadas em sistemas de rega são do tipo normalmente fechadas. Através de um impulso eléctrico permitem controlar o fluxo de água num determinado sector de rega. A sua implementação deve ter em vista melhor distribuição da água no sector.

As electroválvulas mais usadas em rega da Rain Bird são a série HV e DV de 1".

Electrovalvula Rain Bird DV

Electrovalvula Rain Bird DV

Tubagem

A tubagem é o conjunto dos tubos que constituem o sistema de rega. Tem como função a condução da água desde a sua origem até aos emissores.

Tubagem em PE (Polietileno)

Os tubos mais utilizados nos espaços verdes são tubos designados por PEAD (politelieno alta densidade). O diâmetro nominal é expresso em mm (diâmetro exterior). Os tubos são fornecidos em rolos de 50 m ou 100 m de comprimento.

Sistema de Bombagem

Se pretende saber qual a bomba de água indicada para o seu sistema de rega contacte-nos por telefone ou email com os seguintes dados:

  • Profundidade do poço / furo;
  • Distância do poço ao ponto mais desfavorável;
  • Desnível do poço ao ponto mais desfavorável;
  • Quantos aspersores se pretentem alimentar ao mesmo tempo e qual o tipo de bico instalado;
  • Se já existe tubagem qual o diâmetro;
  • Se o sistema a instalar é automático ou manual.

Serviço de Venda, Assistência e Projecto de Sistemas de Rega

Na Hidraulicart vendemos todos o equipamento necessário, bem como damos assistência. Contacte-nos para qualquer assunto referente ao seu sistema de rega.