Grupo hidropressor, central hidropneumática, central de pressurização e ainda central de elevação de águas, são designações que se referem a electrobombas projetadas para o incremento da pressão de água limpa, tipicamente em edifícios altos, condomínios e outros edifícios com necessidades elevadas de abastecimento de água como hospitais e hotéis, bem como sistemas de rega. A central mantém uma pressão regular de funcionamento no abastecimento de água devido às variações de caudal decorrentes de uma utilização mais ou menos intensiva da água.
Grupos Hidropneumáticos – Características
São compostos normalmente por 2 ou mais electrobombas idênticas, assentes numa base comum, ligadas paralelamente por colectores, válvulas de regulação e retenção, manómetro e um quadro eléctrico de comando. O controlo da pressão do sistema é efectuado através de pressostatos, sendo o manómetro o elemento que afere a pressão de saída. O quadro eléctrico tem por objectivo controlar o sistema, permitindo o funcionamento alternado ou simultâneo das electrobombas e protegendo-o por recurso ao corte da energia de alimentação em caso de anomalias detectadas pelas sondas de nível ou pelos relés térmicos.
É também normal o sistema integrar um autoclave cuja função é minimizar o número de arranques/hora das electrobombas e garantir uma pequena reserva de água sob pressão.
Podem ainda ser dotadas dum conversor de frequência e respectivos sensores de pressão para permitir a variação de velocidade das electrobombas em função da necessidades da instalação hidráulica, o que permite uma significativa poupança de energia eléctrica. Mesmo nestas instalações é comum o sistema ser dotado de um pequeno autoclave para estabilizar o sistema hidráulico e impedir que pequenas fugas façam arrancar as bombas.
Composição Típica da Central Hidropneumática
- Duas electrobombas;
- Um autoclave;
- Um tubo em malha de aço p/ligação ao autoclave;
- Um colector de compressão em aço inox;
- Uma válvula de retenção;
- Duas válvulas de seccionamento (1 por bomba);
- Uma válvula de corte geral;
- Um quadro de alternância c/alarme;
- Dois pressostatos;
- Um manómetro;
- Dois interruptores de nível;
- Uma base de assentamento em aço inox c/suporte em coluna para quadro eléctrico.
Serviço de Venda, Assistência e Manutenção
Na Hidraulicart projectamos, montamos e vendemos centrais hidropressoras, bem como:
- Montagem de centrais para exportação;
- Reparação das electrobombas e bombas de água;
- Pressurização do sistema de bombagem;
- Substituição de quadros eléctricos;
- Contratos de assistência em todo o Grande Porto.
Contacte-nos para qualquer assunto referente à sua central hidropneumática.
Central de Incêndio ESPA UE
Central Baico com Variação de Velocidade