Quadros eléctricos para comando de bombas

Quadro de Nível para Poço/Furo

  • Comando e proteção de eletrobombas utilizadas no abastecimento de água sob pressão e sistemas de rega, através da extração de água em poços, furos artesianos ou outros reservatórios.

Quadro de Nível

  • Apresentação
    - Caixa plástica 250x200x140 mm em ABS cinza RAL7035 com dobradiça e com tampa transparente em policarbonato.
    - Contactor e relé térmico Danfoss.
    - Relé de nível para proteção na falta de água.
    - Funcionamento automático, manual ou desligado, comandado por comutador de 3 posições com cápsula protetora.
    - Ligação para comando remoto de arranque/paragem (P11-P12) (pressostato, boia ou outros).
    - Proteção contra curto-circuitos através de disjuntor.
    - Proteção contra sobrecargas através de relé térmico.
    - Indicação de falta de água (LED vermelho no relé de nível).
    - Indicação de quadro em funcionamento automático (sinalizador amarelo).
    - Indicação de motor ligado (sinalizador verde).
    - Indicação de disparo térmico (sinalizador vermelho).
    - 4 Bucins, para passagem dos cabos de ligação.
  • Como Funciona
    Depois de efetuadas todas as ligações corretamente, o relé térmico deverá ser regulado de acordo com a intensidade nominal do motor. O quadro deverá apresentar todas as sinalizações desligadas até que o comutador do circuito de comando seja ligado para a posição de automático (AUT), altura em que o sinalizador amarelo liga.
    Se o comando de arranque/paragem (P11-P12) fechar, o relé de nível liga (LED amarelo no relé de nível), e faz a leitura do nível de água através das sondas (no poço, furo, depósito, etc.). Se a água estiver acima da sonda de nível máximo o relé de nível dá indicação de ligado (LED verde no relé de nível) e a bomba liga (sinalizador verde) ,desligando se o comando de arranque/paragem abrir ou se a água descer além da sonda de nível mínimo (LED vermelho no relé de nível).
    Com o comutador do circuito de comando na posição manual (I), a bomba liga, independentemente do estado do comando de arranque/paragem (P11-P12).
    O disparo do relé térmico devido a sobrecarga (sinalizador vermelho) faz desligar a bomba, independentemente do estado de qualquer dos comandos.
    Com o comutador do circuito de comando na posição manual, a bomba liga, independentemente do estado do comando de arranque/paragem.

Quadro de Nível Digital

  • Sem necessidade de utilização de sondas para protecção e comando de electrobombas

Quadro Digital

  • Apresentação
    - Caixa plástica 250x200x140 mm em ABS cinza RAL 7035, com dobradiça e tampa transparente em policarbonato.
    - Contactor Danfoss.
    - Relé eletrónico digital de comando e proteção de eletrobombas
    - Funcionamento automático (AUT), manual (I) ou desligado (0), comandado por comutador de 3 posições com cápsula protetora.
    - Ligação para comando remoto de segurança (C11-C12) (boia, pressostato ou outros).
    - Ligação para comando remoto de arranque/paragem (P11-P12) (pressostato, boia ou outros)
    - Proteção contra curto-circuitos através de disjuntor.
    - Indicação de quadro em funcionamento automático (sinalizador amarelo).
    - Indicação de motor ligado (sinalizador verde).
    - 4 Bucins, para passagem dos cabos de ligação.
  • Como Funciona
    O quadro deverá apresentar todas as sinalizações desligadas até que o comutador do circuito de comando seja ligado para a posição de automático (AUT), altura em que o sinalizador amarelo liga.
    Se o comando de arranque/paragem (P11-P12) fechar, a bomba liga (sinalizador verde e LED’s “PWR”,”COM” e “OUT” do relé PRObomba), desligando se o comando arranque/paragem reabrir.
    Se durante o funcionamento o relé PRObomba verificar um consumo superior ao parâmetro máximo ou inferior ao mínimo por mais de 4 segundos, a bomba desliga sendo indicado no display do Relé a causa do defeito ”EIH” - erro de sobreintensidade ou ”EIL” - erro de subintensidade. Se a anomalia detetada se deveu a uma subintensidade, o rearme automático será tentado 3 vezes com intervalos de 5min., 5min. (valor pré-definido de fábrica mas com possibilidade de ser alterado pelo utilizador), sendo o último rearme tentado após 99 min. findo os quais o relé desliga definitivamente. Se a anomalia detetada se deveu a uma sobreintensidade, a bomba desliga e o relé não tenta qualquer rearme. O rearme manual pode ser executado por intermédio da tecla de reset “RST” do Relé Probomba ou através do comutador do circuito de comando, bastando para tal desligá-lo e voltar a ligar.
    Sempre que durante o funcionamento se verificar que a tensão de alimentação é superior ao parâmetro máximo ou inferior ao mínimo (valores pré-definidos de fábrica) por mais de 4 segundos é indicado no display do Relé PRObomba a cada 4 segundos (”EUH” - erro de sobretensão ou ”EUL” - erro de subtensão).
    A abertura do comando de segurança (C11-C12) faz desligar a bomba, independentemente das indicações do comando de arranque/paragem. Caso não se pretenda fazer uso do comando de segurança, este deverá ser fechado através de um "shunt".
    Com o comutador do circuito de comando na posição manual, a bomba liga, independentemente do estado do comando de arranque/paragem.

Quadro de Alternância com Alarme

Quadro de Alternância

  • Comando e proteção de eletrobombas utilizadas em centrais hidropneumáticas ou para bombagem de efluentes com 2 eletrobombas
  • Apresentação
    - Caixa plástica 300x250x140 mm em ABS cinza RAL7035 com dobradiça e com tampa transparente em policarbonato.
    - Contactares e relés térmicos Danfoss.
    - Relé de alternância para comando de alternância e simultaneidade
    - Alarme sonoro e luminoso incluídos
    - Funcionamento automático, manual ou desligado, comandado em cada uma das bombas de forma independente por comutador de 3 posições com cápsula protetora.
    - Funcionamento do alarme sonoro em automático, teste ou desligado, por comutador 3 posições com cápsula protetora, sem interferir no alarme luminoso.
    - Ligação com tensão reduzida (12V) para comando remoto do arranque (C31-C32, C41-C42) e paragem (C21-C22) dos motores (pressostato, boia ou outros).
    - Ligação com tensão reduzida (12V) para comando remoto de segurança (C11-C12) (pressostato, boia ou outro).
    - Ligação com tensão reduzida (12V) para comando remoto de alarme (C51-C52) (pressostato, boia ou outro).
    - Proteção do circuito de comando através de disjuntor.
    - Proteção do circuito de potência contra curto-circuitos através de disjuntor.
    - Proteção do circuito de potência contra sobrecargas através de relé térmico.
    - Indicação de presença de fase no circuito de comando (sinalizador amarelo).
    - Indicação individual de motor ligado (sinalizadores verdes).
    - Indicação individual de disparo térmico (sinalizadores vermelhos).
    - Indicação de alarme ligado (sinalizador vermelho e alarme sonoro)
    - 6 Bucins, para passagem dos cabos de ligação.
  • Como Funciona
    Depois de efetuadas todas as ligações corretamente, os relés térmicos deverão ser regulados de acordo com as intensidades nominais dos motores. O quadro deverá apresentar todas as sinalizações desligadas exceto a de presença da fase do circuito de comando.
    Com os comutadores na posição (AUT), sempre que o nível atingir o comando de arranque da 1ªbomba (C31-C32), será ligada uma das bombas alternadamente, só desligando quando o nível descer até ao nível de paragem (C21-C22). Se o nível subir até ao nível de simultaneidade (comando de arranque da 2ªbomba C41-C42), entrarão em funcionamento as 2 bombas em simultâneo, só desligando ambas quando o nível descer até ao nível de paragem (C21-C22).
    A abertura do comando de segurança (C11-C12), faz desligar as bombas, independentemente das indicações dos comandos de arranque, de paragem e dos comutadores (se em automático). Caso não se pretenda fazer uso do comando de segurança, este deverá ser fechado através de um "shunt".
    Sempre que o comando de alarme (C51-C52) fechar, será ligado o alarme luminoso e o alarme sonoro, podendo este ser desligado através do respetivo comutador.
    Com o comutador do circuito de comando na posição (I), a correspondente bomba liga, independentemente do estado dos comandos de arranque, paragem e de segurança.
    O disparo de qualquer dos relés térmicos devido a sobrecarga (sinalizadores vermelhos), faz com que a correspondente bomba se mantenha desligada independentemente das indicações de qualquer dos comandos.