Autoclaves com membrana, são ideais para aplicações onde a pressão é necessária. Estas aplicações incluem sistemas booster, expansão térmica e choque hidráulico em prédios de vários andares, como hotéis, hospitais e centros de negócios. Estes modelos possuem membrana intercambiável permitindo a sua substituição assim que necessário. Para garantir a durabilidade e performance, recomendamos a verificação da pressão a cada 3 meses.
POR FAVOR, ANTES DE INSTALAR UM AUTOCLAVE LEIA COMPLETAMENTE AS INSTRUÇÕES
PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS
• Para evitar lesões, antes de realizar o trabalho, assegure-se que todas as bombas estejam desligadas e/ou sem correte eléctrica e de libertar toda a pressão de água na instalação.
• Recomenda-se confirmar que o sistema dispõe de um conjunto de válvulas de segurança adequadas e ajustadas à máxima pressão efectiva do autoclave ou abaixo desta.
• Não instalar uma válvula de segurança, pode ocasionar a explosão do autoclave no caso de um mau funcionamento do sistema de sobrepressão, podendo causar danos materiais, lesões graves ou a morte.
• Não utilize o autoclave se se detectarem, fugas ou sinais de corrosão.
• Se o autoclave pesar mais de 30Kg, deve-se utilizar um equipamento adequado para o elevar e evitar assim, tanto danos pessoais como no autoclave.
Estas instruções foram feitas para que se possa familiarizar com o método correto de instalação e funcionamento dos autoclaves com membrana. É necessário que leia este documento com cuidado e que cumpra com todas as recomendações. Caso tenha dificuldades durante a instalação ou necessite de aconselhamento detalhado, entre em contacto connosco.
• Os autoclaves estão desenhados para ser utilizados em sistemas de bombagem de água sobre pressão, com bombas submersíveis ou de superfície, em circuitos fechados de aquecimento ou energia solar térmica e circuitos abertos de água quente sanitária.
• Consulte sempre os dados da etiqueta para saber qual a pressão e temperatura máxima de funcionamento.
• O fabricante não é responsável por nenhum dano causado pela água na utilização com o autoclave.
A INSTALAÇÃO DEVE SER REALIZADA CONFORME O CÓDIGO TÉCNICO DA EDIFICAÇÃO, LEGISLAÇÃO E NORMAS EM VIGOR.
1. INSTALAÇÃO DO AUTOCLAVE EM EQUIPAMENTOS DE PRESSÃO
1.1 Localização adequada do Autoclave
Para garantir que o autoclave alcance a sua máxima vida útil, deve ser instalado num lugar seco e coberto. Não deve estar em contacto com nenhuma superfície circundante, como paredes, etc.
1.2 Ligação do Sistema
1. Coloque o autoclave no lugar pretendido.
2. Nivele conforme apropriado. Todos os autoclaves, verticais ou horizontais, devem ser colocados sobre uma base firme. Se houver a probabilidade de existirem vibrações na zona do autoclave, tenha em conta que a instalação deve ser executada de forma resistente.
3. Ligue o autoclave com um tubo curto para eliminar perdas de carga.
4. Toda a tubagem deve ser instalada conforme as normas vigentes.
1.3 Como ajustar a pressão de pré-carga
1. Para ter o rendimento adequando do autoclave é necessário corrigir a pressão de pré-carga.
2. Para autoclaves instalados com uma bomba controlada por pressostato, com uma pressão diferencial ajustada até 2 Bar, a pré-carga deve ser ajustada a 0,2 Bar abaixo da pressão de arranque.
3. Para autoclaves instalados com uma bomba controlada por um sistema de variação de velocidade, a pré-carga deve ser ajustada a 65% da pressão nominal.
4. Para autoclaves instalados com a pressão da rede (sem bomba), a pré-carga deve ser ajustada com a mesma pressão de entrada. Para pressões de rede que excedam os 6 Bar deve instalar-se um regulador de pressão adequado.
5. A pré-carga dos autoclaves deve ser verificada a cada 3 meses.
Para obter um funcionamento correto, os autoclaves de pressão devem ser pré-carregados da seguinte forma:
1. Desligue a bomba, desligue o depósito do sistema e drene completamente a água que se encontra dentro do autoclave para evitar que a pressão da água afecte a leitura da pré-carga.
2. Retire a tampa da válvula de ar e com um manómetro adequado, comprove a pressão da pré-carga do autoclave antes de voltar a liga-lo ao sistema.
3. Retire ou meta ar com um compressor, de forma a ajustar a pré-carga necessária.
4. Coloque a tampa na válvula de ar e volte a ligar o autoclave ao sistema de pressão.
PARA NÃO SE DEFORMAR A MEMBRANA NOS CASOS DE PRÉ-CARGA SUPERIOR A 4 BAR
Se tiver que pré-carregar o autoclave com mais de 4 Bar proceda da seguinte forma:
1. Ajuste a pré-carga de autoclave com 4 Bar.
2. Instale o autoclave no sistema.
3. Encha o sistema com água para igualar a pressão do sistema e do autoclave com 4 Bar.
4. Aumente a pressão da pré-carga até um máximo de 3 bar e depois ajuste a pressão do sistema à nova pressão de pré-carga enchendo o sistema de água.
5. Repita os passos 3 e 4 até chegar a pré-carga adequada.
Se tiver que esvaziar um autoclave com uma pré-carga superior a 4 Bar proceda da seguinte forma:
1. Assegure-se que há água no autoclave.
2. Feche a válvula de corte de forma que o autoclave fique isolado do sistema.
3. Assegure-se que não entra água no autoclave e desligue a bomba.
4. Retire o ar do autoclave até chegar aos 3 Bar.
5. Abra uma válvula de saída.
6. Abra a válvula de corte de forma a esvaziar o autoclave.
1.4 Princípios de funcionamento do autoclave
Sem um autoclave de pressão, o sistema de bombagem faria um ciclo (ativação) cada vez que houvesse uma solicitação de água. Estes ciclos frequentes e potencialmente breves não só iriam reduzir a vida útil da electrobomba, como seria impossível o seu controlo.
Os autoclaves de pressão foram concebidos para acumular água quando a bomba está em funcionamento e oferecer água sobrepressão ao sistema quando a bomba está desligada. Um autoclave correctamente calibrado e dimensionado, armazenará pelo menos um litro de água por cada litro por minuto de capacidade da bomba. Isto permite que a bomba realize menos arranques, menos consumo energético e tenha tempos de arranque mais prolongados, maximizando a vida útil da bomba.
1.5 Instalação de vários autoclaves
Para que o sistema funcione corretamente todos os autoclaves devem ter a mesma pré-carga e devem ser instalados sobre um coletor para que recebam uma pressão equivalente e balanceada. Para que os autoclaves funcionem corretamente o controlador ou pressostato deve estar instalado na parte central do coletor (no centro dos vários autoclaves). A pré-carga de cada depósito será, como se indica na seção 1.3.
2. Manutenção
Os autoclaves devem ser verificados de 3 em 3 meses por pessoal qualificado.
Para verificar a pré-carga, desligue a bomba, abra uma válvula de forma a esvaziar a água do autoclave. Verifique a pré-carga utilizando um manómetro. Se necessário utilize um compressor de ar para pré-carregar o autoclave com o ar adequado. Ligue a bomba de forma a voltar a encher o autoclave.
Liberte sempre a água e ar do autoclave antes de mexer em acessórios que estejam expostos à pré-carga, tais como flanges, junções, válvula de ar, manómetro, etc.. Assegure-se que o sistema está desligado e no caso de haver outros equipamentos elétricos estes estejam desligados também.
Se os ciclos da bomba estiverem curtos, pressione o interior da válvula de ar do autoclave. Se sair água pela válvula a membrana esta furada e é necessário substitui-la. Se não sair água pela válvula de ar poderá ser apenas necessário retificar a pré-carga de ar (seção 1.3).