Manual Manutenção de Piscinas

Manual de Manutenção de Piscinas

  1. Os nossos produtos
  2. Capacidade da piscina
  3. Desinfeção e filtração da água
  4. Arranque da piscina
  5. pH da água
  6. Prevenção de algas
  7. Programa de manutenção
  8. Preparação da piscina para o inverno
  9. Tratamento da água
  10. Precauções na utilização dos produtos químicos
  11. Problemas e soluções

 

  1. Os nossos produtos

o   Corretores de pH

o   Desinfetantes clorados

o   Desinfetantes não-clorados

o   Multiação

o   Algicidas

o   Floculantes

o   Desincrustantes

o   Complementos

 

  1. Capacidade da piscina

Antes de iniciar qualquer tratamento na sua piscina, deve conhecer qual a capacidade (volume) de mesma.

Desta forma, poderá calcular exatamente as dosagens dos produtos químicos que deverá adicionar na água da seguinte maneira.

 

1 ppm = 1 mg/l = 1 gr/m3

 

Piscina circular

Comprimento (m) x Largura (m) x Profundidade Média (m) x 0,78 = Volume (m3)

 

Piscina retangular ou quadrada

Comprimento (m) x Largura (m) x Profundidade Média (m) = Volume (m3)

 

Piscina oval

Comprimento (m) x Largura (m) x Profundidade Média (m) x 0,89 = Volume (m3)

 

  1. Desinfeção e filtração da água

A água, mesmo clara e transparente pode conter bactérias e vírus transmissores de doenças e infeções. Por isso, é necessário desinfetá-la para eliminar todos os microrganismos presentes. Quando se adiciona cloro à água da piscina, parte deste é consumido ao destruir os contaminantes que se encontram na água. O resto permanece na água como cloro residual, pronto para atuar contra todos aqueles novos contaminantes que são introduzidos nela, através do vento, dos banhistas, etc. A este residual de desinfetante dá-se o nome de Cloro Residual Livre e deve-se manter um nível entre 0.5 e 2 ppm.

 

O consumo de cloro varia com a temperatura, a incidência solar, o número de banhistas e o grau de poluição. Por estas razões é necessário analisar nível de cloro diariamente com a ajuda de um Kit de Análise de pH e cloro.

 

O ar, os banhistas e o meio envolvente introduzem continuamente sujidade na água da piscina. Esta sujidade provoca turvação e funciona como alimento às bactérias e algas. Por isso, é necessário eliminá-la com ajuda do equipamento de filtração. O filtro retém as partículas de sujidade da água da piscina, mantendo-a transparente e cristalina. É importante que o filtro trabalhe em boas condições e que todo o volume de água da piscina seja filtrado no mínimo uma vez por dia.

 

  1. Arranque da piscina

No início da temporada, deve realizar-se o arranque da piscina. É importante seguir o procedimento adequado para evitar problemas durante a temporada de banhos.

 

  1. Comprove que o equipamento da sua piscina (bomba, filtro, etc.) funciona corretamente.
  2. Se for necessário, esvazie a piscina e limpe o tanque com o CTX-51 Desincrustante de Superfícies. A limpeza do mesmo deve realizar-se em horas de pouco sol, mantendo húmidas as paredes e fundo. Aplicar CTX-51 Desincrustante de Superfícies. De seguida, deixe atuar o produto durante meia hora e enxague depois com água.
  3. Uma vez limpo o tanque, encha a piscina.
  4. Realize uma cloração de choque com CTX-200/GR Dicloro Granulado (15 gr/m3 de água) ou com CTX-250 Pastilhas de Cloro Rápido (2 pastilhas/m3 de água). Se a sua piscina demora mais de um dia a encher, é recomendável dosear com CTX-200/GR Dicloro Granulado ou CTX/GR 250 Pastilhas de Cloro Rápido durante a operação, para evitar formação de algas.
  5. Analise o pH da sua piscina e se necessário ajuste-o entre 7,2-7,4 com CTX-10 Minorador de pH ou CTX-20 Incrementador de pH.
  6. Inicie o programa de manutenção.

 

  1. pH da água

O pH indica a acidez ou basicidade da água. Numa piscina deve manter-se ajustado entre os valores de 7.2-7.4. Este intervalo, além de conservar a instalação em ótimas condições, é ideal para a pele e olhos dos banhistas.

Para mantê-lo entre estes dois valores, analise diariamente o pH com um kit de análise de cloro e pH. Se o pH for superior a 7.4 adicione à água o CTX-10 Minorador de pH. Se o pH for inferior a 7.2 adicione à água CTX-20 Incrementador de pH.

 

  1. Prevenção de algas

As algas são organismos vegetais unicelulares que podem desenvolver-se e multiplicar-se rapidamente na água, sobretudo quando a temperatura é temperada.

Os esporos de algas introduzem-se na água da piscina através do vento, da chuva, etc. Para prevenir o seu desenvolvimento, além do desinfetante deve-se utilizar um algicida CTX-60.

 

  1. Programa de manutenção

Diariamente

  1. Analise o pH da água e ajuste-o entre 7.2 - 7.4 se necessário.
  2. Analise o nível de Cloro Residual Livre, mantendo-o entre 0.5 - 2 ppm. Se utilizar um doseador, regule-o de forma a manter-se este residual de cloro.
  3. Retire da água as folhas e insetos existentes.

 

Semanalmente

  1. Limpe os skimmers e escove as paredes do tanque. De seguida passe o aspirador.
  2. Faça uma contra lavagem do filtro, limpe o pré-filtro da bomba e esvazie o cesto.
  3. Reponha as pastilhas de CTX-370 Pastilhas de Tricloro ou CTX-392 Multiação dos skimmers ou do doseador.
  4. Adicione a dosagem correta de manutenção de algicida CTX-60.

 

Atenção a

  1. Mantenha o nível de água correto.
  2. Quando fizer renovações de água na piscina, analise o nível de cloro e pH e, se necessário, ajuste-os.
  3. Perante qualquer ameaça de chuva, aumente o nível de cloro e algicida.
  4. Verifique e mantenha correto o funcionamento do doseador de cloro.

 

  1. Preparação da piscina para o Inverno

Quando a temporada de banhos acaba, continue o programa de manutenção até que a temperatura da água seja inferior a 15ºC. Chegado este momento, realize a Invernação da piscina:

 

  1. Limpe bem a piscina, esfregando as paredes e utilizando o aspirador.
  2. Analise o pH da água e faça os ajustes necessários para ter um pH entre 7.2 - 7.4.
  3. Faça uma cloração de choque com CTX-200/GR Dicloro Granulado (15 gr/m3 de água).
  4. Deixe o filtro em funcionamento (8 horas).
  5. No dia seguinte, adicione CTX-550 Invernador (5 lt./100 m3 de água). Deixe em funcionamento o filtro durante cerca de 8 horas para conseguir uma perfeita distribuição do produto na água.
  6. No dia seguinte limpe o filtro com CTX-55 Desincrustante para Filtros de Areia. Não se esqueça de fazer uma contra lavagem após limpar o filtro.
  7. No caso de climas frios, o nível da água deve estar abaixo dos skimmers, deve-se esvaziar as tubagens e filtros e colocar um objeto flutuante na superfície da piscina, como precaução contra o gelo. Em climas temperados, deve-se fazer funcionar o filtro periodicamente e sempre que for possível.
  8. É aconselhável cobrir a piscina com uma cobertura própria. É importante repetir a adição de CTX-550 Invernador a meio da temporada invernal (Janeiro/Fevereiro).

 

  1. Tratamento da água

Para ter uma água cristalina e desinfetada, recomendamos o seguinte tratamento.

 

Tratamento inicial

Realizar uma cloração de choque com 15 gr/m3 de CTX-200/GR Dicloro Granulado ou com CTX-250 Pastilhas de Cloro Rápido (1 ou 2 pastilhas/m3), aplicando o produto diretamente na água ou através dos skimmers.

Tem de se complementar esta cloração com um algicida como o CTX-500/S Algicida Concentrado com uma dosagem de 1 lt./100 m3 de água ou o CTX-60 Algicida Abrilhantador com uma dosagem de 2 lt./100 m3 de água.

 

Tratamento de manutenção

A adição de cloro na água da piscina realiza-se com CTX-392 Pastilhas Multiação ou CTX-370 Pastilhas de Tricloro (1 pastilha/20 m3 de água, semanalmente). As pastilhas colocam-se periodicamente nos skimmers ou num doseador.

Aproximadamente uma vez por semana, deve-se comprovar o nível de pastilhas e repô-los se for necessário. Este tratamento assegura um residual de cloro 24 horas por dia. A ação desinfetante do cloro deve complementar-se uma vez por semana, com a adição de um algicida como o CTX60 Algicida Abrilhantador numa dosagem de 0.50 lt./100m3 de água ou CTX-500/S Algicida Concentrado, doseando o produto diretamente na água, numa dosagem de 0.25 lt./100m3 de água.

 

Precauções na utilização dos produtos químicos

Ao utilizar os produtos químicos, LEIA COM ATENÇÃO O RÓTULO, e siga as instruções.

Não misture os produtos entre si. Adicione à água da piscina, primeiro um produto e depois o outro para evitar possíveis reações entre eles.

Ao diluir um produto. NUNCA adicione água; adicione sempre o produto á água.

Manter as embalagens fechadas, em local seco, protegidas do calor e fora do alcance das crianças.

Em caso de contacto com os olhos, lave imediatamente com água abundante e recorra a ajuda médica.

Evite o contacto dos produtos de piscina com outro tipo de produtos químicos.

 

 

Problemas e soluções

Problema Causa Solução
Água turva Filtração pobrePH altoExcesso de resíduos orgânicos Realiza uma contra lavagem (backwash)do filtro.Adicione 1L de CTX-41 Floculante Líquido por cada 100 m3 de água.Analise o pH e ajuste-o entre 7.2 e 7.4.Adicione 15g de CTX-200/GR Dicloro Granulado por cada m3 de água.
Água verde Formação de algas Realize uma cloração de choque com 15g de CTX-200/GR Dicloro Granulado por cada m3 de água.Adicione 3,5L. de CTX-590 Algicida Plus por cada 100 m3 de água.Ajuste o pH.
Água castanha Presença de ferro ou manganés Ajuste o pH entre 7.2 e 7.4.Adicione 15 g. CTX-200/GR Dicloro Granulado por cada m3 de água.A seguir, adicione 1L de CTX-41 Floculante Líquido por cada 100 m3 de água.
Manchas nas paredes Presença de iões metálicos Esvazie a piscina e limpe as manchas com CTX-51 Desincrustante de Superfícies Extra.
Incrustações Precipitação de sais cálcicos na água Ajustar o pH entre 7.2 e 7.4. Adicionar uma vez por semana CTX-700 Anticalcário Extra.
Irritação nos olhos e peleMaus odores pH desajustadoExcesso de resíduos orgânicos Ajustar o pH entre 7.2 e 7.4.Realize uma cloração com 15g de CTX-200/GR Dicloro Granulado por cada m3 de água.
ppm VS pH

ppm VS mV - pH | Água piscina: 1,2 a 1,5 ppm | Água potável: 0,2 a 0,8 ppm