Grupo de Pressão Grundfos com Variação de Velocidade

Grupo de Pressão Grundfos composto por duas bombas acopladas em paralelo e montadas numa base comum com todos os acessórios necessários e quadro elétrico. A central de pressurização, da marca GRUNDFOS modelo 2xCR5-9 com Variação de Velocidade NASTEC - MIDA, é equipada com os seguintes e principais componentes:

 

Uma electrobomba principal;

Uma electrobomba secundária;

Um depósito hidropneumático;

Dois variadores NASTEC;

Dois transdutores de pressão;

Acessórios de interligação e Componentes.

Grupo de Pressão Grundfos com Variação de Velocidade

 

Eletrobomba principal, secundária

Duas electrobombas centrífugas multicelulares, com impulsores, veio, câmaras intermédias e com corpo em aço inoxidável AISI 304, empanque tipo mecânico lubrificado pela água bombeada. O corpo da bomba é fixo entre a base e o apoio do motor através de tirantes.

 

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DAS ELECTROBOMBAS
Modelo da Electrobomba CR 5-9
Condições de operação selecionadas
Caudal por bomba 6 m3/h
Altura Manométrica 45,0 m.c.a.
Pressão máxima a caudal zero 63,0 m.c.a
Características Eléctricas
Potência do Motor 1,50 kW
Velocidade Nominal 2900 rpm
Tipo de Arranque Progressivo com conversor de frequência
Classe de Protecção IP55
Nº de fases / Tensão / Frequência 3 / 400V / 50 Hz
Tensão de Alimentação da Central 1 / 230V / 50 Hz

 

Depósito hidropneumático 8 litros

Em aço devidamente preparado e pintado, com membrana de material sintético, adequado para água potável. A água contida no reservatório não estará em contacto com a superfície metálica, mas diretamente com a membrana, o que exclui a possibilidade de corrosão.

 

Comando

Dois Variadores de velocidade NASTEC. Este conversor de frequência é dedicado a aprimorar o controlo de fluxo em aplicações das áreas do abastecimento predial. A programação dos parâmetros da unidade reguladora pode ser completa ou parcialmente bloqueada através de uma senha. A unidade reguladora contém bornes para:

 

Contacto de falta de água;

Sinalização de serviço da bomba;

Sinalização de falha;

Transdutor de pressão;

Motor;

Alimentação da rede.

O Microprocessador contido na unidade de comando proporciona, com auxílio do interface RS 485 em instalações com duas bombas, tanto uma sequência de serviço das bombas completamente automática em dependência do consumo, como também alternância cíclica do serviço das bombas interligadas e o arranque da próxima bomba em caso de falha de uma das bombas, sem qualquer controlo externo.

 

Graças à aplicação “Nastec NOW” é possível comunicar com os variadores através de Bluetooth com a hipótese de:

 

  • Monitorizar vários parâmetros de operação em simultâneo no seu smartphone.
  • Obter estatísticas de consumo de energia e histórico de alarmes.
  • Executar relatórios de operação e programação com a possibilidade de fazer anotações com imagens e enviá-las por email ou mantê-las no arquivo digital.
  • Monitorizar vários parâmetros de operação em simultâneo no seu smartphone.
  • Obter estatísticas de consumo de energia e histórico de alarmes.
  • Executar relatórios de operação e programação com a possibilidade de fazer anotações com imagens e enviá-las por email ou mantê-las no arquivo digital.
  • As programações e parâmetros do variador, podem ser guardados num arquivo, com a possibilidade de os copiar para outros variadores e compartilha-los entre vários usuários.
  • Controlar os variadores remotamente, usando uma rede Wi-Fi ou gsm através de um smartphone colocado próximo do equipamento que funcionará como um modem.

nastec now

 

A regulação especial e integrada da pressão faz com que a bomba interrompa o serviço imediatamente quando o consumo for zero. O débito da bomba é averiguado indiretamente através do nr. de rotações e possibilita aumentar ou diminuir a pressão em dependência do consumo, conduzir a pressão diferencial segundo uma curva específica para o sistema, de parâmetros livremente programáveis.

Uma fonte de alimentação incorporada fornece a corrente para o transdutor de pressão diferencial em aço de elevada precisão, montado, com sinal de saída de 4 - 20 mA. O funcionamento do variador, vai de encontro às mais exigentes procuras de conforto através de caudal constante ou pressão proporcional (compensação de aumento e perdas de carga na rede devido ao aumento de caudal), fornecendo de forma suave o débito necessário sem picos de corrente ou golpes de aríete, devido ao arranque e paragem suave. Este sistema reduz os custos energéticos e custos de manutenção.

 

Acessórios de interligação e Componentes

Dois Transdutores de pressão;

Um Manómetro em banho de glicerina;

Um Coletor de compressão 2” em aço inox AISI304;

Um Coletor de aspiração 2” em aço inox AISI304;

Uma Válvula de retenção em cada bomba;

Uma Válvula de seccionamento da compressão de cada bomba;

Uma Válvula de corte geral na compressão;

Uma Base de assentamento;

Acessórios de ligação entre o coletor e o depósito hidropneumático;

Um Interruptor de nível com 10m de comprimento para instalação nos depósitos;

Um armário eléctrico de potência, composto por grupo de disjuntores, régua de bornes.