Autoclaves e Pressostatos - Automatizar Sistemas de Água

autoclaves-pressostatos

Função do Autoclave / Balão

O autoclave, também conhecido como balão, é uma peça fundamental nos sistemas de bombagem  que associado ao pressostato, permite controlar os arranques e paragens da electrobomba, nas diversas utilizações da água, seja no abastecimento de água potável, fornecimento de água para  sistemas de rega , seja gota a gota ou rega por aspersão.

Quando a pressão do sistema se torna demasiado baixa, o pressostato atua fazendo ligar a bomba que aumenta a pressão do sistema até ao ponto da bomba desligar. O diferencial entre a pressão de ligar e desligar dá-nos o volume de água útil que será tanto maior quanto maior for o autoclave. Um autoclave bem definido para qualquer tipo de situação, evita o gole de ariete, arranques fretentes, gastos de energia e desgastes prematuros.

Em resumo, o autoclave tem por função estabilizar o funcionamento hidráulico do sistema.

  • Um autoclave é equipado com um pressostato (interruptor de pressão) e manómetro;
  • Um autoclave bem dimensionado reduz a quantidade de paragens e arranques da bomba de água, aumentando a vida útil do sistema de bombagem.
Autoclaves para bombas de água de várias capacidades

Autoclaves de várias capacidades

Autoclaves Com Membrana e Sem Membrana

Autoclaves com membrana podem ser instalados em qualquer sítio da instalação hidráulica, são carregados com ar comprimido para a pressão de trabalho e exigem uma verificação regular do ar instalado, como se verifica um pneu do automóvel.

Os autoclaves sem membrana têm que ser instalados de uma forma bastante cuidada (com válvula de entrada de ar, saída de água, purgador de ar, etc.), devendo ser utilizados de preferência, com electrobombas submersíveis. A durabilidade destes autoclaves vai depender da qualidade da água uma vez que esta vai estar em contacto com o material e as soldaduras.

Volume do Autoclave

O volume do autoclave recomendado depende do caudal da electrobomba. Quanto maior o volume do autoclave, menor o número de arranques da eletrobomba e aumentando a vida útil do motor. Tipicamente é recomendado um máximo de 25 arranques por hora.

Pressão de ar do Autoclave

Os autoclaves são tipicamente pré-carregados de fábrica com uma pressão de ar 1.5 bar, independentemente do volume do mesmo. No entanto, a pressão de ar carregada deve ser igual ao valor que faz arrancar a bomba.

Por exemplo, num sistema que arranca a bomba aos 3 bar e a faz parar aos 5 bar, a pressão de ar do autoclave deve ser de 3 bar.

A manutenção da pressão do ar dentro do autoclave deve ser verificada de 3 em 3 meses.

Material do Autoclave

Existem autoclaves de chapa, inox e fibra. Os autoclaves de inox são naturalmente mais resistentes e duradouros que os de ferro, mais sujeitos a corrosão. Recentemente, os autoclaves de fibra estão a ser implementados com bastante sucesso, sendo tipicamente mais baratos que os de inox, com uma performance equivalente ou até superior.

Os autoclaves de fibra tem duas grandes vantagens: A primeira é de não sofrerem corrosão e a segunda é da água circular por fora da membrana. Um dos motivos principais das membranas romperem nos autoclaves de inox ou ferro é por falta da verificação adequada da pressão. Neste caso, quando o autoclave perde o ar, a membrana enche completamente de água por falta de existência de ar no exterior da membrana e é por esse motivo que a membrana rompe. No caso do autoclave de fibra, como a água circula por fora, quando este perde o ar a água encolhe a membranareduzindo a probabilidade do seu rompimento.

Função do Pressostato

Um pressostato é interruptor de pressão. É um dispositivo onde podemos afinar a pressão de paragem e arranque da electrobomba, pode ser usado também como elemento de segurança das bombas de água e da própria instalação, assegurando que quando são atingidas pressões demasiado elevadas no sistema, a bomba seja desligada, impedindo deste modo a rotura de outros elementos.

Pressostato é utilizado para controlar os arranques das bombas de água.

Os pressostatos são utilizado para protecão e controlar os arranques das bombas de água.

Como Afinar Um Pressostato

pressostato é composto por duas molas, uma maior e uma mais pequena.

- Na mola maior se apertar o parafuso aumenta a pressão de desligar.
- Na mola menor se apertar o parafuso aumenta a diferencial entre ligar e desligar.

No entanto, terá que ter em atenção de não aumentar a pressão acima do limite da eletrobomba.

Funcionamento de Controladores Automáticos de Pressão

Os controladores automáticos de pressão são dispositivos que fazem o controlo das bombas de água, medindo simultaneamente a pressão e o fluxo, permitindo arrancar e parar a electrobomba quando se abre e fecha uma torneira. Substitui o sistema tradicional do autoclave e pressostato, não necessitando nenhum tipo de regulação ou manutenção periódica. Adicionalmente protege a bomba de funcionamento em seco e é fácil de instalar.

Aconselhamos o uso de controladores automáticos de pressão com bombas de superfície. A principal desvantagem é não poder haver nenhuma fuga na tubagem pois o controlador vai fazer ligar a bomba se houver pequenas fugas na instalação (por exemplo um autoclismo), o que não acontece num sistema com autoclave. A principal vantagem é manter a pressão constante pois a bomba só para de trabalhar quando deixa de haver fluxo de água.

Controlo Automático de Bomba de Água Presscontrol

Controlo Automático Presscontrol