Bancada de Ensaio de Bombas

A Bancada de ensaio de bombas é um equipamento indispensável na nossa actividade. Com este equipamento conseguimos comprovar e estudar o comportamento hidráulico e eléctrico das electrobombas. O accionamento deste equipamento é feito em corrente alternada, em 230V/50Hz ou 400V/50Hz.

 

Devido às limitações de espaço e corrente eléctrica estabeleceu-se a potência máxima de accionamento em 3000W. Esta potência implica consequentemente limitar caudais e pressões de teste. Ainda assim projectou-se uma bancada de ensaios bastante abrangente em termos de testes e ensaios.

 

Bancada de Ensaios Hidraulicart

 

Nesta bancada podemos:

  • Verificar a curva de funcionamento das electrobombas;
  • Verificar o caudal instantâneo;
  • Verificar a pressão instantânea;
  • Verificar o consumo da electrobomba;
  • Variar a velocidade de rotação do motor;
  • Simular a falta de água numa instalação;
  • Simular sob-intensidade;
  • Simular sub-intensidade;
  • Simular arranques consecutivos;
  • Simular o funcionamento de pressão constante e caudal variável.

A construção desta bancada foi executada dentro do espírito de se obter uma solução prática que permitisse facilmente ensaiar e testar as electrobombas e ao mesmo tempo podermos fazer um levantamento das curvas de características associadas.

A necessidade de um sistema ágil foi alicerçada pela experiência adquirida ao longo do tempo onde se pôde notar que uma parte significativa do tempo era despendido em modificações do circuito hidráulico e mecânico. Foi assim que a partir de um trabalho racional conseguimos chegar a este protótipo que à muito ambicionávamos.

Por intermédio de adaptadores de encaixe rápido, privilegiámos um circuito hidráulico com um conjunto de soluções que permitem a redução de tempo no acoplamento das bombas a serem ensaiadas e introduzimos um circuito (by-pass) com um caudalímetro onde através do ajuste de válvulas poderemos medir caudais até 7m3/h.

O sistema de medição de pressão foi concebido de forma a permitir que os ensaios sejam efectuados de forma rápida e eficiente. Utilizamos dois manómetros analógicos (0-6 Bar e 0-40 Bar) e um digital (0-10 Bar)

O sistema de comando e protecção é constituído por, um relé digital 230V, um relé digital 400V, um controlador de pressão com protecção incorporada e um variador de velocidade. Estes dispositivos serão usados em conformidade com a electrobomba a ser testada ou em função da experiência que pretendemos realizar.