Filtro de Piscina

FILTRO DE PISCINA DE AREIA SILICIOSA

 

Filtro Cantabric

Filtro Cantabric

Neste sistema, que deve considerar-se , sem dúvida, o mais eficaz, o leito do filtro é formado por uma camada de areia de um ou dois calibres, cujos grãos, de procedência siliciosa, são extraordinariamente duros e redondos, perlados, sem argila, lodo, impurezas sem matérias orgânicas. O seu poder de retenção varia com a granulometria da areia, ou seja, no fim de contas, com o tamanho dos canais ou poros formados no leito filtrante.
Pois bem, um tamanho de poro excessivamente reduzido incrementa a perda de carga dos filtros, daí que seja muito importante a escolha acertada da granulometria da areia. O tamanho do grão considerado mais adequado é o compreendido entre os 0.40 mm e os 0.55 mm de diâmetro, com um coeficiente de regularidade que não exceda 1.75.
Na maioria dos sistemas de filtragem por areia, a camada de areia assenta num estrato de areia mais grossa ou outro material poroso que serve para distribuir uniformemente tanto a água filtrada como a de lavagem.
A sua capacidade de filtração deve ser tal que permita filtrar totalmente o volume de água contido na piscina sem exceder as 8 horas, garantido uma superfície de passagem para velocidade constante proporcional à referida capacidade. Estes filtros trabalham à pressão ou por gravidade
Cada filtro envolto pela correspondente carcaça de polimero ou material análogo recebe a designação de unidade de filtragem, e o conjunto de unidades de filtragem ao serviço duma mesma piscina designa-se por planta de filtragem.
Esta será dotada de um dispositivo para medir a pressão do líquido afluente e efluente, de uma válvula de descarga de ar e de uma janelinha de vidro para se poder ver o interior.